quinta-feira, 6 de março de 2008

No alto da pirâmide

Tobias, meu aluno de jornalismo especializado, lançou uma frase que define bem a especialização da especialização jornalística. Parafraseando: Na pirâmide das profissões supérfluas, há pessoas que estão no topo. Nada contra a especialização, pelo contrário, mas nos faz pensar o nível a que as especializações jornalísticas estão chegando. Um exemplo é a revista Engenharia de Software, da DevMedia, que já publica outros veículos especializadíssimos.

3 comentários:

Tobias Ferraz disse...

Na área de tecnologia da informação está um vasto campo de ação para o jornalista especializado, vide as peças de comunicação iMac-Mania e Apple Mania. Esteve Jobs, além de excelente artista é também um homem de comunicação. Esses dois veículos de comunicação trazem dicas, novidades e guia de operações das máquinas e programas da Apple. É um jornalismo editorial, mas com um grande impacto sobre as vendas. Me parece mais sincero do que fazer "jabás".
Tobias.///

Tobias Ferraz disse...

Ôps! O número um da Aplle é Steve Jobs. E aproveitando o gancho, um caminho interessante para ser trilhado pelos novos jornalistas, assim como aconteceu com o jornalismo de economia, me parece ser o Direiro Midiático ou Legislação de Novas Mídias. É um segmento totalmente virgem e quem começar agora, vai acompanhar todo o desenvolvimento do setor.
Tobias///

Mirna Tonus disse...

Muito obrigada pelos comentários, Tobias. Com ctz, sao duas areas muito interessantes.